Passeios na Levada

Autora: Julia

Neste artigo, ficará a saber mais sobre os variados passeios nas levadas da Madeira e obterá dicas e truques úteis para a sua aventura. Vou levá-lo numa viagem pela natureza deslumbrante da ilha e mostrar-lhe porque é que os passeios nas levadas são uma experiência inesquecível. Antes de vir para a Madeira pela primeira vez, nunca tinha ouvido falar de "levadas", os caminhos ao longo dos canais de irrigação. Gosto de caminhar longe - sem muitas subidas e descidas. É por isso que estes percursos pedestres me conquistaram!

Tudo é possível!

Os caminhos ao longo das "levadas" oferecem caminhadas de diferentes níveis de dificuldade. Quer se trate apenas de uma curta caminhada ou de um passeio de um dia inteiro, há algo para todos. Alguns trilhos podem ser um pouco mais aventureiros, com longos túneis, caminhos estreitos e faces rochosas íngremes, mas o foco é sempre a natureza. Há trilhos para quedas de água místicas, através de desfiladeiros profundos, quase sempre com vistas deslumbrantes, e através de florestas fabulosas. A maior parte dos trilhos para caminhadas são largos e seguros e adequados tanto para crianças como para idosos. Para além disso, existem muitos percursos circulares ou percorre-se o mesmo caminho, agora de um novo ângulo.

Embora a maioria dos percursos seja directa ao longo do canal de irrigação, recomendo a aplicação MAPS.ME ou um bom mapa para caminhadas. Uma vez que a Madeira é uma ilha de caminhadas, encontrará quase sempre outros caminhantes felizes por o ajudarem. Um guia na "Villa Céu e Mar" informa-o sobre todas as "levadas" da Madeira.

Natureza intacta ao longo da "Levada Prazeres-Raposeira"

Grau de dificuldade: fácil

A caminhada começa nos Prazeres, a poucos minutos de carro da "Villa Céu e Mar". É possível fazer o seu percurso de descoberta ao longo da levada nos dois sentidos, que está assinalada no Google Maps com "Levada Prazeres-Raposeira".

Em direcção a sul, o caminho leva-o através de uma floresta de pinheiros e eucaliptos. Desfrute da paz e da beleza da natureza. Siga o cheiro do eucalipto e caminhe ao longo da levada, que corre sempre à mesma altitude. Siga a levada o tempo que lhe apetecer ou, como eu fiz, peça aos seus companheiros de viagem que o apanhem de carro num local adequado. Claro que também se pode ir a pé até à Calheta (mas é um caminho muito longo) e relaxar na praia e apreciar as delícias gastronómicas dos bares e restaurantes.

No caminho para norte, espera-o uma paisagem aberta com pequenos trechos na floresta e vistas deslumbrantes sobre o mar. Aqui e ali, passará por pequenas povoações onde poderá refrescar-se ou saborear um delicioso "garoto". Um "garoto" é um expresso com leite e é a minha bebida de café preferida na Madeira. Se for bom a pé, pode caminhar nesta direcção até ao farol da Ponta do Pargo. Mas atenção, este é um troço muito longo!

Estes passeios ao longo da levada são planos e oferecem vistas deslumbrantes sobre o mar. Aqui é fácil desligar-se completamente - passo a passo, uma meditação.

Levada Nova- Pura aventura

Grau de dificuldade: médio

A "Levada Nova" na Porta do Sol é uma pequena aventura! Pode encontrar o percurso no Google Maps: "Levada Nova - Ponta do Sol". O percurso pode ser feito de forma circular ou de forma fácil e é ideal para todos os aventureiros. De um lado, caminha-se ao longo de uma majestosa face rochosa, enquanto do outro lado a descida é acentuada. Embora exista um corrimão, os caminhantes com medo de alturas devem evitar esta caminhada. As vistas espectaculares, no entanto, tornam este passeio absolutamente inesquecível. Fizemos este percurso no Inverno e passámos por pequenas quedas de água, pelo que o calçado impermeável é uma vantagem. O trilho passa por um longo túnel, pelo que se recomenda o uso de uma lanterna. Esta caminhada não é, portanto, adequada para crianças. Este percurso é muito popular e irá encontrar outros caminhantes ao longo do caminho.

Levada das 25 Fontes- Popular por uma razão

Grau de dificuldade: fácil - médio

A zona alta é, sem dúvida, uma das zonas mais populares para caminhadas na Madeira (Google Maps: PR6 Levada das 25 Fontes/Levada do Risco). Aqui encontra uma grande variedade de percursos pedestres, que variam em dificuldade e duração. Como o próprio nome indica, há nascentes e paisagens naturais deslumbrantes a cada passo.

Não se deixe desencorajar pela popularidade desta zona (e pelo parque de estacionamento sempre cheio)! Uma caminhada aqui vale definitivamente a pena e é frequente encontrar poucas pessoas nos muitos trilhos. No entanto, na época alta, é frequente encontrar grandes grupos de turistas no percurso da Levada. Por isso, recomendo que se caminhe ao longo da levada de manhã cedo ou ao fim da tarde.

Combine a sua caminhada com uma visita ao bosque das fadas na zona do Fanal, no noroeste da ilha. Para descobrir esta floresta de loureiros centenária, comece directamente na casa florestal do Posto Florestal. Atrás do parque de estacionamento, verá prados verdes com fetos, musgo e algumas árvores antigas, ocasionalmente acompanhadas por vacas. Existe um pequeno local para um piquenique. A esta paisagem de prados segue-se a floresta antiga.

Caminhada Levada do Moinho - como na selva

Grau de dificuldade: médio

A caminhada começa na encantadora aldeia de Achadas da Cruz, no noroeste da ilha (Google Maps: Levada do Moinho). Há estacionamento disponível, mas o ponto de partida não é assim tão fácil de encontrar. Siga a estrada principal a leste da aldeia até chegar a uma escadaria que conduz por entre casas até ao início da levada. É aconselhável ter consigo uma aplicação de caminhadas ou um mapa para encontrar o caminho. O início e algumas secções da caminhada são um pouco mais íngremes. Tive a sensação de estar a caminhar na selva. O caminho variado permite-lhe perder-se completamente na flora e na fauna. Respire fundo, desfrute da tranquilidade da natureza e a vida quotidiana fica longe. Não se esqueça de usar o calçado adequado em caso de chuva. O passeio circular dura cerca de 2 horas e meia. Se optar pelo percurso circular, a última parte é feita pela estrada, que não é segura devido às curvas, pelo que não é adequada para crianças. Uma dica: Em Achadas da Cruz há um teleférico com uma vista espectacular. Para os que não têm medo de alturas, podem visitar o café para se refrescarem.

Espero ter despertado o vosso desejo de viajar! A Madeira é conhecida pelas suas belas caminhadas, mas há também muitas outras actividades ao ar livre que o vão deixar com vontade de fazer mais: Mergulho, canyoning, parapente ou observação de golfinhos e baleias.

©2024 mf7madeira Ida Todos os direitos reservados - Powered byLodgify