Ponta de São Lourenço

Autor: Friedrich

A Ponta de São Lourenço é uma das paisagens mais espectaculares da Madeira. O ponto mais oriental da ilha caracteriza-se por uma natureza inóspita, mas fascinante. A península contrasta com as encostas desérticas e sempre verdes da cordilheira central. Uma caminhada de 3,5 horas, num total de 6,5 km, permite conhecer a singularidade da região, bem como uma oportunidade viva de ver em primeira mão a história vulcânica da Madeira.

É muito difícil fazer uma descrição exacta da caminhada, uma vez que a paisagem muda a cada passo. No entanto, é preciso ter em atenção as mudanças climatéricas: na Ponta de São Lourenço, costuma estar muito vento. As nuvens e o sol puro alternam constantemente, pelo que deve ter consigo um impermeável, um capacete suficiente e protecção solar suficiente. Devido às várias horas de caminhada e à falta de água potável na Ponta, é imprescindível ter água suficiente para a excursão. Embora exista um quiosque no início da caminhada (o ponto de partida é a rotunda da zona do parque), é aconselhável levar água suficiente por sua própria iniciativa.

O percurso pedestre passa inicialmente por paisagens arenosas e montanhosas com vegetação esparsa. É preciso atravessar várias vezes pequenas colinas. Após cada colina conquistada, abre-se um panorama único da paisagem costeira. O percurso é feito em subidas e descidas, sempre com o Oceano Atlântico e a sua poderosa rebentação à vista, passando por encostas rochosas e miradouros individuais que oferecem uma vista da costa de lava erodida. Com o tempo e as muitas subidas conquistadas, a inclinação da paisagem diminui e as suaves colinas de areia formam uma paisagem nitidamente convidativa. A cor vermelha e laranja vibrante das encostas é impressionante. Na suave paisagem desértica da serra, existe uma pequena paragem para descanso dos caminhantes (Casa do Sardinha). A partir daqui, é possível uma subida ao Pico do Furado. O cume é o último destino de caminhada acessível da Ponta de São Lourenço. Lá de cima, a vista estende-se sobre o Ilhéu do Farol. A paisagem costeira é muito agreste e assemelha-se à da Irlanda ou da Escócia.

A Ponta de São Lourenço é um destino para os entusiastas do ar livre, mas também para as famílias. As subidas e descidas são por vezes bastante íngremes, mas apenas por um curto período de tempo e recompensam-no com vistas únicas. As paisagens são tão diferentes e mutáveis. Por um curto período de tempo, sentimo-nos transportados para o Magrebe, para os mares do sul, para a Irlanda ou para a Escócia. A partir da paragem de descanso, também é possível regressar ao parque de estacionamento de barco.

©2024 mf7madeira Ida Todos os direitos reservados - Powered byLodgify